Divulgações
DELGADO’S MOTORSPORT APRESENTA O PRIMEIRO NASCAR NO BRASIL
O modelo Chevrolet Monte Carlo será adaptado para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance em 2006
A imprensa e o público têm agora, durante o I Salão de Tuning, que será realizado entre os dias 6 e 10 de abril, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo (SP), a oportunidade de conhecer de perto um carro da NASCAR, a categoria de carros do tipo Turismo mais competitiva e importante do mundo. A Delgado’s Motorsport, comandada pelo empresário e piloto Arquimedes Delgado está apresentando, com o patrocínio da Goodyear, um carro totalmente novo da categoria norte-americana, num projeto ousado e inédito, com a finalidade de competir no Campeonato Brasileiro de Endurance em 2006. “Fomos buscar o que é sucesso nos Estados Unidos, para alcançarmos o mesmo no Brasil”, explica Delgado.
O carro que está no Brasil é o mesmo utilizado nas divisões Busch Series e Nextel Cup, com uma gaiola reforçada, carenagem que pode ter a sua frente alterada de acordo com o apoio que receber da montadora, e motor V8 de 700 hp de potência. “Eu tive a oportunidade de testar um carro da categoria Modify nos Estados Unidos e já fiquei impressionado. Foi o bastante para tomarmos a decisão de correr com um verdadeiro Stock Car da NASCAR no Brasil. Estou muito feliz e orgulhoso por esta nossa ousadia”, admite Guido Borlenghi, piloto envolvido no projeto, que deteve por sete anos o recorde brasileiro de velocidade, com a marca de 274, 60 km/h, a bordo de um Opala.
O Stock Car Nascar receberá algumas alterações complementares em seu set up para circuito misto logo após a exposição no Salão do Tuning, recebendo novos freios, rodas e tanque de combustível de maior capacidade, para se adaptar às condições exigidas pelas provas de Endurance no Brasil. “Nos Estados Unidos este carro é usado em poucas provas em circuito misto. Por isso, vamos fazer as alterações necessárias para as nossas necessidades. Depois destas trocas, vamos iniciar o processo de desenvolvimento na pista”, planeja Arquimedes. “Só iremos estrear em competições quando acharmos que o carro está competitivo, em condições de brigar por vitórias. Não temos pressa em inscrevê-lo em uma prova. Mas quando largarmos para a primeira corrida, o objetivo será a vitória”, emenda Guido.
Neste ano de 2005, a Goodyear comemora 51 anos de atividade na NASCAR, sendo a marca com o maior número de vitórias na história da categoria, com mais de 1.300 conquistas apenas na Nextel Cup, a principal divisão do certame, o que motivou a empresa a apoiar a Delgado’s Motorsport, nesta primeira exposição pública do carro no Brasil. “Outra curiosidade é que desde 1968 o piloto campeão da temporada utiliza os pneus da Goodyear, que se tornou a fornecedora exclusiva da NASCAR em 1997. Vamos torcer para que isto aconteça conosco também no Brasileiro de Endurance”, brincou Delgado.
Confira a ficha técnica do GM Monte Carlo:
Medidas
Distância entre eixos: 279 cm
Largura: 187 cm
Altura: 129 cm
Comprimento: 508 cm
Peso: 1632.96 kg (com o piloto)
Mecânica
Motor: V8 350
Cilindrada: 5700cc
Potência: 750 hp
Pistões Wiseco: forjados
Bielas: Oliver Rods
Virabrequim: forjado
Bomba de Óleo: Moroso 4 estágios
Cabeçotes: Pontiac Alumínio
Comando Válvulas: Crane
Válvulas: Manley
Taxa Compressão: 11:1
Alimentação: BarryGrant 900cfm
Combustível: Gasolina
Tanque Combustível – AL 100 lts
Embreagem: Tilton
Câmbio: Richmond 5 marchas
Amortecedores: Penske com regulagem
Freios dianteiros: Pinças Willwood 6 pistões
Freios traseiros: Pinças Willwood 4 pistões
Rodas: Basset
Pneus: Goodyear 27.0 x 10.0 – 15
Banco: Kirkey Alumínio
Volante: Grant com cubo rápido
Relógios: Quickcar
Velocidade máxima: 300 km/h (depende do tamanho da pista)
Fonte: Delgado’s Motorsport
Fotos: Luca Bassani
Rodrigo Vieira – Editor
Autodynamics.com.br
Revista Super Speed
http://www.autodynamics.com.br/materianascar.htm
VISITE NOSSAS MIDIAS SOCIAIS CLICANDO NOS ICONES ABAIXO E OU CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES